Diversão e Ciência: Pai e filho enviam balão ao espaço!

22/10/2010 14:02

Uma experiência lúdica e científica foi realizada pelo pai e o filho de apenas sete anos, Luke Geissbuhler e Max, no céu de Nova York. A dupla e sua equipe soltaram um balão meteorológico contendo uma câmera digital e um telefone celular com GPS, para registrar belíssimas imagens da Terra do alto da atmosfera. O experimento caseiro batizado de “Brooklyn Space Program” foi um sucesso e deve inspirar muitos cientistas mirins.

 

Balão Meteorológico

Tudo começou com testes de altitudes para saber como o equipamento se comportaria a níveis tão elevados. Assim que o balão atingisse a estratosfera, Geissbuhler já sabia que ele perderia sustentação depois de algum tempo, explodiria e cairia de volta na Terra.

Para que o equipamento não fosse danificado, eles precisariam de um mini paraquedas preso no balão, e para resgatar a câmera com as imagens seria necessário também um GPS.

 

 

Depois de oito meses de pesquisas e testes, o balão foi solto em agosto em uma área descampada em Newburgh ao norte de Nova York e chegou a cerca de 30 quilômetros de altitude. No mesmo instante foi possível ver a Terra se distanciando e vista da fronteira do espaço.

O balão subiu a uma velocidade inicial de 7 metros e meio por segundo e em dois minutos, o equipamento desapareceu no meio das nuvens. Após 24 minutos o balão atingiu 9 mil metros de altitude e aos 90 minutos chegou a mais de 27 mil metros. Em sua missão de registrar a Terra do Espaço, o balão enfrentou temperatura de 60 graus negativos e ventos de até 160 km/h.

Através das coordenadas do GPS, Geissbuhler e sua equipe conseguiram encontrar a câmera que caiu a 45 quilômetros ao norte do local onde foi lançada. A bateria da câmera acabou só 2 minutos antes dela atingir o solo interrompendo a captação das imagens. O balão foi encontrado no topo de uma árvore com uma sensação de missão cumprida.

 

Legenda: No topo, Luke Geissbuhler e Max Geissbuhler preparam o balão antes de alçar voo. Na sequência, vídeo mostra os "melhores momentos" da missão, desde o momento em que o balão foi lançado até alguns instantes antes de tocar o solo, alguns minutos após explodir na alta atmosfera. Crédito: Luke Geissbuhler / Brooklyn Space Program / Youtube.

Fonte: Apolo11 - https://www.apolo11.com/balao_cream.php?posic=dat_20101021-080800.inc