Termômetro de Bulbo (Termoscópio)

28/11/2010 22:56

 

O dispositivo mostrado em vídeo no link abaixo, apesar do formato pouco convencional, funciona como um termômetro.

Primeiramente vamos interpretar o objeto como um dispositivo físico: O bulbo inferior funciona como reservatório do líquido, enquanto a ligação entre os dois bulbos se dá através de um tubo capilar em formato espiral.

Este "termômetro" é capaz de medir a diferença entre as temperaturas de cada um dos bulbos e seu funcionamento é facilmente explicado baseando-se na trasformação isométrica do ar contido em cada reservatório:
Considerando que, inicialmente, os dois bulbos estejam submetidos à mesma temperatura, a pressão deve ser mantida equalizada e não se observa movimento do líquido.

Em uma segunda etapa o bulbo inferior é aquecido utilizando-se o calor da mão, conforme mostra o vídeo. Neste caso, a temperatura do bulbo inferior fica maior que a do bulbo superior, acontecendo o mesmo com a pressão em cada um dos dois.

O dispositivo tende a equalizar a pressão em ambos os bulbos "empurrando" líquido para o bulbo superior. O movimento do líquido ainda é facilitado devido à capilaridade do tubo espiral. Desta forma tem-se o efeito demonstrado no vídeo.

Já o borbulhar do líquido na parte superior acontece quando, além do líquido, o ar contido no reservatório inferior é sugado pela parte superior do dispositivo.

Assista o vídeo do experimento:

www.youtube.com/watch?v=ZazZb5MrP8E&feature=player_embedded

 

Fonte: http://www.sofisica.com.br


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!