Matéria Escura

22/04/2010 14:17

Existem muitos modelos em estudo para tentar explicar o Universo. Assim é a Ciência, primeiramente temos hipóteses que podem se transformar em modelos e posteriormente podem se tornar teorias, reconhecidas no meio científico. Entretanto, estudos recentes não são necessariamente aceitos pela comunidade científica, e por isso são apenas estudos, por mais notáveis que possam ser os seus resultados.

São exemplos de estudos recentes os 6 estados da matéria, sendo 4 já aceitos científicamente: gases, líquidos, sólidos e plasma; Porém os outros 2 estados (condensado de Bose-Einstein e o gás fermiônico) ainda estão em estudos.

Outro exemplo é o conceito de Wormhole´s criado por John Wheeler em 1957, que imaginou, por hipótese, que existiria um túnel que ligaria um lugar do Universo a outro. Veja a ilustração:

Fonte da ilustração: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Worm3.jpg 

 

Entretanto, não foi comprovada a existência dos wormhole´s até hoje, e por isso, não passa de uma teoria, ainda não aceita cientificamente.

A matéria escura é também considerada um modelo de composição do Universo, o que não significa que já tenha sido aceita cientoficamente. Por se tratar de um modelo recente, ainda está sendo estudado pelos pesquisadores da área. Entenda este modelo acessando:

ciencia.hsw.uol.com.br/materia-negra.htm

noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4178699-EI238,00-Cientistas+experimento+pode+ter+encontrado+materia+escura.html

www.if.ufrgs.br/~thaisa/matesc/matesc.htm